Erros

Lista de erros modernos que afastam as almas de Deus


1) A teoria de uma Igreja pré-conciliar e pós-conciliar no sentido de ruptura ou descontinuidade, preferindo a Igreja "pós-conciliar" e considerando a Igreja real como a "igreja conciliar", criando assim a noção de uma Nova igreja, a "Igreja do Vaticano II".

2) A teoria de que outras confissões cristãs ou outras religiões são objetivamente também formas de salvação desejadas por Deus.

3) A teoria de que as mulheres têm que receber acesso aos ministérios ordenados, pelo menos para o diaconado, uma aspiração que é favorecida pela ampla prática de acólitos e lectores femininos, prática que não é pelo menos indicada pelos documentos do Vaticano II.

4) Dúvidas sobre a virgindade perpétua de Nossa Senhora, especialmente sobre o nascimento virginal de Jesus e sobre a virgindade de Nossa Senhora durante o nascimento (virginitas in partu).

5) A teoria de que a Santa Missa é predominantemente um banquete fraterno e que o aspecto sacrificial da Santa Missa é apenas metafórico ou um sacrifício de louvor (esse erro aumentou em grande parte passo a passo também devido a uma típica maneira de celebrar banquete Missa, ou seja, a prática generalizada da celebração "versus populum", que não foi, pelo menos, indicada pelos pais do Vaticano II.

6) A falta de crença na transubstanciação e mesmo na presença real (em grande parte causada pelo moderno A prática da comunhão em mãos, uma prática que os padres do Conselho nunca imaginaram e que o próprio Paulo VI considerou perigoso.

7) Opiniões errôneas sobre a coletividade episcopal, atribuindo ao colégio dos bispos um poder supremo ordinário de governo da Igreja universal, Criando uma espécie de dupla cabeça do corpo da Igreja, o que é contra a constituição divina da Igreja.

8) Uma aplicação errônea do princípio da colegialidade episcopal por meio das Conferências Episcopais a nível nacional e internacional, enfraquecendo assim a autoridade individual divinamente estabelecida de ensinar e governar o bispo diocesano.

9) Dúvidas sobre a eternidade do inferno.

10) Dúvidas sobre a possibilidade real de condenação eterna ao inferno dos seres humanos, o que significa que o inferno está vazio.

11) Dúvidas sobre a necessidade de expiação de punições temporais no purgatório.

12) Uma visão naturalista da vida e da verdade cristã, para que o ativismo e o engajamento social se tornem predominantes em detrimento da oração e da adoração de Deus, o que significa uma espécie de neopagagianismo.

13) Não reconhecimento da grave imoralidade da contracepção.

14) Erros práticos sobre a indissolubilidade de um matrimônio válido (favorecido pela prática de admissão de divorciados à Sagrada Comunhão).

15) Erros sobre a desordem objetiva dos atos homossexuais e do homoerotismo e a imoralidade objetiva das uniões civis do mesmo sexo, porque eles favorecem finalmente a sodomia.

16) Confusão sobre a diferença essencial do sacerdócio ministerial e comum.

17) Dúvidas sobre a conveniência do celibato clerical e seu valor perene por causa da tradição apostólica.

Lista criada a partir das observações de Mons. Athanasius Schneider, Bispo auxiliar de Karaganda no Cazaquistão, https://rorate-caeli.blogspot.com/2017/05/bishop-schneider-interview-in-polish.html

Sem comentários:

Enviar um comentário