sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Esquecermo-nos de Deus é o perigo mais iminente do nosso tempo

Excertos da intervenção do Cardeal Robert Sarah no Quinto Roman Colloquium on Summorum Pontificum sobre Deus no centro da celebração litúrgica:

Devemos ser incansáveis ​​em anunciar a boa nova do Evangelho: que o pecado e a morte foram conquistados por Nosso Senhor Jesus Cristo cujo Sacrifício na Cruz nos permitiu obter o perdão que nossos pecados exigem e viver com alegria neste mundo e em forte esperança da vida sem fim no próximo.

A Igreja é chamada a anunciar esta boa nova de todas as formas possíveis, a toda pessoa humana em todas as terras e em todas as épocas. Esses esforços missionários e apostólicos essenciais, que são nada menos que um imperativo dado à Igreja pelo próprio Senhor (Mt 28, 19-20), são eles mesmos baseados em uma realidade maior: nosso encontro eclesial com Jesus Cristo na Sagrada Liturgia.

Cada celebração litúrgica deve ter Deus como centro, e somente Deus e nossa santificação.

A liturgia católica é o locus singularmente privilegiado da acção salvadora de Cristo em nosso mundo de hoje, por meio da participação real em que recebemos Sua graça e força tão necessária para a nossa perseverança e crescimento na vida cristã. É o lugar divinamente instituído onde viemos cumprir o nosso dever de oferecer sacrifício a Deus, de oferecer o Único Sacrifício Verdadeiro. É onde percebemos a nossa profunda necessidade de adorar o Deus Todo-Poderoso. A liturgia católica é algo sagrado, algo que é sagrado por sua própria natureza. A liturgia católica não é uma reunião humana comum.

É Deus e não o homem quem está no centro da liturgia católica. Nós viemos adorá-Lo. A liturgia não é sobre você e eu; Não é onde celebramos a nossa própria identidade ou realizações ou exaltamos ou promovemos a nossa própria cultura e costumes religiosos locais. A liturgia é antes de mais sobre Deus e o que Ele fez por nós. Em Sua Divina Providência, Deus Todo Poderoso fundou a Igreja e instituiu a Sagrada Liturgia através da qual podemos oferecer-lhe o verdadeiro culto de acordo com a Nova Aliança estabelecida por Cristo.

Portanto, Deus deve vir primeiro em cada elemento da nossa celebração litúrgica. É por amor a Ele e para adorá-Lo de forma mais completa, que reservamos e consagramos pessoas, lugares e coisas especificamente para o Seu serviço na Sagrada Liturgia.

Tanto as nossas celebrações litúrgicas como nós, nos tornaremos os belos ícones da Sua presença salvadora através dos quais aqueles que não conhecem Cristo e Sua Igreja podem encontrar o belo caminho para a salvação.

Esquecermo-nos de Deus é o perigo mais iminente do nosso tempo.
Em contraposição, a liturgia deve estabelecer um sinal da presença de Deus.

Texto completo em: http://www.newliturgicalmovement.org/2017/09/silence-and-primacy-of-god-in-sacred.html

Sem comentários:

Enviar um comentário